Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima

A esperada atualização do estudo Checkmate 649 foi apresentada na ASCO Annual Meeting (ASCO 2021), com dados que reforçam os benefícios do acréscimo de nivolumabe à quimioterapia no tratamento do câncer gástrico, câncer da junção gastroesofágica e adenocarcinoma esofágico avançados ou metastáticos. Os resultados do Checkmate 649 já haviam levado à aprovação do anticorpo monoclonal anti-PD-1 nivolumabe em combinação com quimioterapia nessa população pelo FDA (Food and Drug Administration) e pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em abril e maio de 2021, respectivamente. Na atualização apresentada na ASCO 2021, realizada entre os dias 4 e 8 de junho de 2021, no formato on-line, o que se viu foi que o uso de nivolumabe combinado à quimioterapia demonstrou benefícios consistentes nos desfechos secundários tanto nos pacientes com expressão de PDL-1 ≥ 5 por CPS quanto naqueles com CPS < 1. O estudo avaliou o uso de quimioterapia isolada (FOLFOX ou CAPOX) ou combinada a nivolumabe na primeira linha do câncer gástrico ou adenocarcinoma da JGE ou esôfago localmente avançados ou metastáticos, HER-2 negativo em 1.581 pacientes. O tratamento combinado reduziu em 23% o risco de progressão de doença ou morte na população geral do estudo, além de demonstrar ganho em sobrevida global mediana (1,6 versus 12,8 meses). A taxa de resposta também foi elevada com o tratamento combinado (46% versus 58%). Para falar sobre os resultados apresentados nesta ASCO e revisar o desenho do estudo, convidamos o Dr. Lucas dos Santos, oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. “O Checkmate 649 é um estudo revolucionário no manejo do adenocarcinoma esôfago-gástrico avançado ou metastático. Pela primeira vez, temos dados consistentes de que a sobrevida pode ultrapassar a barreira dos 12 meses no câncer HER-2 negativo”, comenta Dr. Lucas e completa “a adição de nivolumabe retarda a piora sintomática dos pacientes. Além disso, o acréscimo de nivolumabe não trouxe impacto negativo na qualidade de vida”. Confira a apresentação.

Apoio:

bms_logo

Material destinado exclusivamente a profissionais da saúde habilitados a prescrever ou dispensar medicamentos. Junho 2021 - 1506-BR-2100044 .

Veja também:

Compartilhe

WhatsApp LogoTwitter LogoLinkedIn LogoFacebook LogoGMail Logo
Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituições Copyright © 2025 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88