Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima

Apoio:

Glenmark_oncologia_120x40Roche_azul_80x45

Relatamos os resultados de um estudo randomizado, global, fase III de nivolumabe (NIVO) versus docetaxel (DOC) em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPNPC) avançado de células não-escamosas (não-CEC) após falha do PT-DQ e inibidor de tirosina quinase, se elegíveis.

Pacientes foram randomizados para NIVO, 3 mg/kg Q2W (n=292) ou DOC, 75 mg/m² Q3W (n=290) até a progressão ou a descontinuação devido à toxicidade ou outros motivos. Objetivo primário foi SG; os objetivos secundários foram taxa de resposta objetiva investigador-avaliada (TRO; por RECIST v1.1), sobrevida livre de progressão (SLP), eficácia de expressão de PD-L1, qualidade de vida e segurança.

Os resultados obtidos foram:

  • NIVO demonstrou SG superior (HR=0,73; IC de 96%: 0,59, 0,89; p=0,00155) e melhorou TRO (19,2 versus 12,4%, p=0,0235). HR para SLP foi de 0,92 (IC de 95%: 0,77, 1,11; p=0,393).
  • Expressão de DP-L1 foi associada com benefício de NIVO. Em pacientes PD-L1 +, NIVO mostrou eficácia melhorada em todos os endpoints pré-definidos.
  • Eventos adversos graus 3-5 relacionados com a droga ocorreram em 10,5% (30/287) dos pacientes tratados com NIVO e 53,7% daqueles tratados com DOC (144/268).

Conclusões:
NIVO demonstrou SG superior versus DOC em pacientes com CPNPC avançado não-CEC após falha da PT-DQ. O perfil de segurança da NIVO, 3 mg/kg Q2W foi favorável comparado ao DOC. NIVO demonstrou benefício de sobrevivência em todas as histologias em dois ensaios de fase III randomizados.

Referência:
Luis Paz-Ares, Leora Horn, Hossein Borghaei, et al. Phase III, randomized trial (CheckMate 057) of nivolumab (NIVO) versus docetaxel (DOC) in advanced non-squamous cell (non-SQ) non-small cell lung cancer (NSCLC). J Clin Oncol 33:abstr LBA109, 2015.

Equipe MOC na ASCO

Compartilhe

WhatsApp LogoTwitter LogoLinkedIn LogoFacebook LogoGMail Logo
Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituições Copyright © 2025 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.