As toxicidades cutâneas relacionadas às terapias oncológicas são muito frequentes, e associadas a um importante impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes, inclusive desencadeando muitas vezes em mudanças no tratamento oncológico inicialmente proposto.1 Dentre as diferentes intervenções terapêuticas associadas às toxicidades cutâneas, o uso de tratamentos sistêmicos como quimioterapia, terapias-alvo e imunoterapia, além do emprego da radioterapia podem levar a diferentes efeitos adversos mucocutâneos, cujo manejo adequado é primordial para evitar impactos negativos no tratamento, tais como maior demanda assistencial, dores e modificação de doses ou regimes terapêuticos.1,2
“Saber reconhecer as toxicidades e efeitos adversos mucocutâneos precocemente e saber tratá-los de uma forma profilática, e de uma forma terapêutica no momento certo, pode ser a diferença em poder oferecer ao seu paciente a melhor dose efetiva ou não”, destaca o Dr. Felipe Moraes, oncologista clínico do Hospital 9 de Julho e DASA oncologia.
Atuando neste cenário de grande demanda pelos pacientes e profissionais relacionados ao cuidado oncológico, a Wecare® oferece uma ampla gama de produtos para a prevenção e o tratamento das toxicidades mucocutâneas associadas ao tratamento do câncer.
No Vídeo-MOC acima, o Dr. Buzaid, editor do MOC, modera uma revisão completa de toxicidades dermatológicas em oncologia e recomendações sobre o manejo profilático e terapêutico dessas toxicidades e efeitos adversos mucocutâneos, contando com a participação do Dr. Felipe Moraes, Dra. Ana Carolina P. de Rezende, médica rádio-oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein e a Dra. Renata Ferrari, estomatologista da Oncoclínicas do Brasil.
Referências: