Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima

Apoio:

Glenmark_oncologia_120x40Roche_azul_80x45

Estudo observacional conduzido pelo National Institutes of Health, envolvendo 10.729 mulheres americanas, sendo 1.061 de origem africana, na pós-menopausa e que tiveram seu útero removido, avaliou o papel da reposição hormonal com estrógeno por 7,2 anos em termos da chances de câncer de mama, doença coronariana e AVC. Diferentemente dos efeitos em mulheres caucasianas, a reposição hormonal nas mulheres americanas de origem africana foi associada à redução do risco de câncer de mama em 68% e não houve, como um dos potenciais efeitos adversos da reposição hormonal, aumento das taxas de doença coronariana e AVC. A implicação desse importante estudo é que a reposição hormonal, além de seus conhecidos benefícios (melhora da libido, sintomas vaginais e fogachos) é associada, em mulheres origem africana, a efeito protetor contra o câncer de mama sendo, portanto, uma estratégia bastante segura de ser feita nessa população.

Referência:
Rowan T. Chlebowski, Wendy Barrington, Aaron K Aragaki, et al. Estrogen alone and health outcomes in black women by African ancestry. J Clin Oncol 33:abstr 1502, 2015.

Equipe MOC na ASCO

Compartilhe

WhatsApp LogoTwitter LogoLinkedIn LogoFacebook LogoGMail Logo
Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituições Copyright © 2025 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88