Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima

Apoio:

Glenmark_oncologia_120x40Roche_azul_80x45

O estudo PALOMA3 avaliou a eficácia da palbociclibe (Palbo) e fulvestranto (F) em câncer da mama avançado endócrino-resistente. Nesta fase duplo-cego três mulheres do estudo com RH positivo HER-2 negativo metastático/avançado cujo câncer havia recidivado ou progredido em terapia endócrina prévia, foram randomizados 2:1 a palbociclibe, 125 mg/dia, por via oral durante 3 semanas seguidas por 1 semana off) e fulvestranto, 500 mg, por padrão de tratamento) ou placebo (PLB) e fulvestranto. Mulheres pré e peri-menopausa também receberam goserelina. Foi permitida uma linha anterior de quimioterapia para a doença metastática. O endpoint primário foi a sobrevida livre de progressão (SLP). Os endpoints secundários incluíram a sobrevida global (SG), avaliação da resposta, os resultados relatados pelo paciente, a segurança e a tolerabilidade. A análise interina pré-planeada foi realizada após 195 eventos SLP por um comitê de monitoramento de dados independente.

Resultados:

  • 521 pacientes foram randomizados, 347 para receber Palbo + F e 174 a PLB + F. As características basais foram bem equilibradas. A idade média foi de 57 e 56 anos, 79% eram pós-menopausa, 60% tinham doença visceral, e 79% foram sensíveis à terapia endócrina prévia. Terapia anterior incluiu quimioterapia para a doença avançada em 33% dos pacientes.
  • No momento da análise interina do estudo atingiu o objetivo primário, SLP mediana foi de 9,2 meses para Palbo + F e 3,8 meses para PLB + F (HR=0,422; IC de 95%: 0,318-0,560; p<0,000001). Benefício consistente de palbociclibe foi visto em mulheres pré e pós-menopausa. Os efeitos adversos mais comuns Palbo + F contra PLB + F foram neutropenia (78,8 versus 3,5%), leucopenia (45,5 versus 4,1%) e fadiga (38,0 versus 26,7%). Neutropenia febril foi relatada em 0,6% pacientes em Palbo + F e 0,6% pacientes sobre PLB + F. A taxa de interrupção devido a acontecimentos adversos foi de 2,0% em palbociclibe e 1,7% em placebo.

Conclusões:
Palbociclibe combinado com fulvestranto melhorou sobrevivência livre de progressão no câncer de mama avançado com receptores hormonais positivos que tinham progredido na terapia endócrina prévia, e pode ser considerado como uma opção de tratamento para estes pacientes.

Referência:
Nicholas C. Turner, Jungsil Ro, Fabrice Andre, et al. PALOMA3: A double-blind, phase III trial of fulvestrant with or without palbociclib in pre- and post-menopausal women with hormone receptor-positive, HER2-negative metastatic breast cancer that progressed on prior endocrine therapy. J Clin Oncol 33:abstr LBA502, 2015.

Equipe MOC na ASCO

Compartilhe

WhatsApp LogoTwitter LogoLinkedIn LogoFacebook LogoGMail Logo
Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituições Copyright © 2025 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88