Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima

O FDA (Food and Drug Administration) concedeu ao anticorpo conjugado a droga trastuzumabe deruxtecana duas designações de grande importância no processo regulatório de aprovação de novas indicações no mês de abril de 2022.

No cenário do câncer de mama, trastuzumabe deruxtecana recebeu a designação de terapia inovadora para o tratamento de pacientes com câncer de mama irressecável ou metastático com baixa expressão de HER-2 (expressão imuno-histoquímica 1+ ou 2+ com hibridização in situ negativa) após tratamento sistêmico prévio no contexto da doença metastática ou quando recidiva em ≤ 6 meses do término do tratamento adjuvante. Esta designação foi concedida com base nos dados do estudo de fase III DESTINY-Breast04, que será apresentado na ASCO 2022.

Em relação ao câncer de pulmão, trastuzumabe deruxtecana recebeu revisão prioritária para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas metastático com mutação de HER-2 após tratamento sistêmico prévio. Os dados que embasaram essa designação derivam do estudo de fase II DESTINY-Lung01, que demonstrou taxa de resposta de 54,9%, com duração mediana de resposta de 9,3 meses, sobrevida livre de progressão mediana de 8,2 meses e sobrevida global mediana de 17,8 meses na coorte de pacientes previamente tratados que receberam trastuzumabe deruxtecana. Adicionalmente, a taxa de controle de doença foi de 92,3%.

As designações recebidas pela droga visam agilizar o processo regulatório de aprovação das novas indicações de uso e reforçam a eficácia e a segurança da droga em ambos os cenários.



Compartilhe

WhatsApp LogoTwitter LogoLinkedIn LogoFacebook LogoGMail Logo
Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituições Copyright © 2025 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88