Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima

VOLUME 12 ● NÚMERO 15

EXPERIÊNCIA CLÍNICA COM APALUTAMIDA E ATUALIZAÇÕES DO ESTUDO TITAN

MOC Brasil

1 de dezembro de 2021

3 min. de leitura

O tratamento padrão do câncer de próstata avançado passou por importantes modificações ao longo da última década, motivadas pelos resultados favoráveis atingidos através da incorporação de terapias adicionais à supressão de testosterona. Neste contexto, o uso de apalutamida combinada à terapia de privação androgênica para o tratamento de pacientes com diagnóstico de câncer de próstata metastático sensível à castração foi avaliada no estudo de fase III TITAN.

Contemplando uma população bastante ampla, incluindo pacientes com doença de baixo e alto volume, além daqueles com doença recidivada e também metastática ao diagnóstico inicial, o estudo TITAN demonstrou que a combinação de apalutamida ao tratamento neste cenário é associada a benefício em sobrevida global (HR=0,65; p<0,0001) e sobrevida livre de progressão radiográfica (HR=0,48; p<0,0001), objetivos primários do estudo, bem como também demonstrou superioridade nos demais desfechos (tempo até progressão de dor, tempo até evento esquelético e tempo até quimioterapia). Adicionalmente, as análises de segurança e qualidade de vida do estudo TITAN também favorecem o tratamento combinado.1, 2Confira neste Vídeo-MOC uma revisão completa do estudo TITAN em perspectiva com o cenário atual do tratamento do câncer de próstata, apresentada pelo Dr. Denis Jardim, oncologista do Hospital Sírio Libanês de São Paulo, seguida de uma discussão de caso clínico moderada pelo Dr. Fernando Cotait Maluf, editor do MOC.
  1. N Engl J Med. 2019 Jul 4;381(1):13-24. 
  2. J Clin Oncol. 2021 Jul 10;39(20):2294-2303.

Apoio

Compartilhe

WhatsApp LogoTwitter LogoLinkedIn LogoFacebook LogoGMail Logo
Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituições Copyright © 2025 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.