Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima

VOLUME 12 ● NÚMERO 16

BENEFÍCIOS DE CEMIPLIMABE NO TRATAMENTO DE SEGUNDA LINHA DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO AVANÇADO

MOC Brasil

9 de dezembro de 2021

2 min. de leitura


O câncer de colo de útero é uma doença de grande incidência entre pacientes do sexo feminino no cenário mundial, sendo responsável por mais de 250.000 mortes anualmente.1 Os tratamentos para a doença avançada ou refratária, até pouco tempo atrás, eram associados a benefício bastante limitados, com a ausência de terapias capazes de promover ganho em sobrevida global na segunda linha. Este cenário se modificou com o emprego de imunoterapia para o tratamento da doença refratária, conforme demonstrado no estudo EMPOWER-Cervical 1/GOG-3016/ENGOT-cx9. Nesse estudo de fase III, 604 pacientes com câncer de colo uterino (histologias escamosa e adenocarcinoma) previamente tratadas com quimioterapia baseada em platina associada ou não a bevacizumabe foram randomizadas a uma razão 1:1 entre cemiplimabe ou quimioterapia a escolha do investigador (pemetrexede, gencitabina, topotecano, irinotecano ou vinorelbina). O tratamento com cemiplimabe reduziu em 31% o risco de morte em comparação ao braço quimioterapia (HR=0,685; IC de 95%: 0,560-0,838; p=0,00011), com medianas de 12,0 versus 8,5 meses.2 Dessa maneira, cemiplimabe é a primeira terapia a promover benefício em sobrevida global no tratamento de segunda linha do câncer de colo uterino avançado. Confira neste Vídeo-MOC a Dra. Andréia Melo, oncologista, chefe da divisão de pesquisa clínica e desenvolvimento tecnológico do INCA (Instituto Nacional do Câncer) e investigadora do estudo EMPOWER-Cervical 1, apresentando o racional para o uso de cemiplimabeneste cenário e os principais resultados do estudo, sob a moderação do Dr. Fernando C. Maluf, editor do MOC.
  1. CA Cancer J Clin. 2018 Nov;68(6):394-424.
  2. Tewari KS, Monk BJ, Vergote I, et al. EMPOWER-Cervical 1/GOG-3016/ENGOT-cx9: Interim analysis of phase 3 trial of cemiplimab vs investigator’s choice (IC) chemotherapy (chemo) in recurrent/metastatic /R/M) cervical carcinoma. ESMO Virtual Plenaries (12 e 13 Maio 2021).

Apoio

Compartilhe

WhatsApp LogoTwitter LogoLinkedIn LogoFacebook LogoGMail Logo

Você também pode gostar


[Vídeo] VOLUME 10 ● NÚMERO 04

[Vídeo] VOLUME 10 ● NÚMERO 03

[Vídeo] VOLUME 09 ● NÚMERO 12

[Vídeo] VOLUME 11 ● NÚMERO 03

Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituições Copyright © 2025 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88