Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima

Apoio:

Glenmark_oncologia_120x40Roche_azul_80x45

Este estudo avaliou a segurança e eficácia de pembrolizumabe em pacientes com câncer de estômago avançado. Amostras de tumores de doentes da Ásia-Pacífico (AP) e do resto do mundo (RM) com adenocarcinoma metastático ou recorrente do estômago ou da junção gastresofágica foram rastreadas para a expressão de PD-L1. Somente os pacientes com ≥ 1% expressão de PD-L1 eram elegíveis. Os pacientes receberam pembrolizumabe, 10 mg/kg, a cada 2 semanas, durante até 24 meses, ou até que resposta completa, progressão, ou toxicidade inaceitável. Endpoint primário de eficácia foi taxa de resposta objetiva (TRO). Os desfechos secundários foram a duração da resposta, sobrevida livre de progressão (SLP) e sobrevida global (SG).

Os resultados encontrados foram:

  • Dos 162 pacientes examinados, 65 (40%) foram PD-L1 +. Destes 65 pacientes, 39 inscritos (19 de AP, 20 de RM; mediana de idade, 63 anos [variação, 33-78]). O número de tratamentos anteriores para doença avançada variou de 0 a 5; 67% receberam ≥ 2 terapias anteriores. A mediana de duração de seguimento foi de 8,8 meses (intervalo de 6,2-12,6); 13 pacientes (33%) permanecem na terapia.
  • Quatro pacientes experimentaram 5 totais eventos adversos grau 3-5 relacionados com a droga: neuropatia sensorial periférica, fadiga, diminuição do apetite, hipóxia e pneumonite (n=1 cada). Houve uma morte relacionada com a droga (hipóxia). TRO foi de 22% (IC de 95%: 10-39) por revisão central e 33% (IC de 95%: 19-50) por avaliação do investigador.
  • O tempo médio para resposta foi de 8 semanas (variação, 7-16), com uma duração da resposta mediana de 24 semanas (variação, 8 a 33). Nível de expressão de PD-L1 foi associada com TRO (p=0,10). A taxa de SLP em 6 meses foi de 24%. A taxa SG em 6 meses foi de 69%.

Conclusões:
Pembrolizumabe demonstrou toxicidade manejável e atividade antitumoral promissora no câncer gástrico avançado. Estes resultados suportam o desenvolvimento contínuo de pembrolizumabe para câncer gástrico.

Referência:
Yung-Jue Bang, Hyun-Choel Chung, Veena Shankaran, et al. Relationship between PD-L1 expression and clinical outcomes in patients with advanced gastric cancer treated with the anti-PD-1 monoclonal antibody pembrolizumab (MK-3475) in KEYNOTE-012. J Clin Oncol 33:abstr 4001, 2015.

Equipe MOC na ASCO

Compartilhe

WhatsApp LogoTwitter LogoLinkedIn LogoFacebook LogoGMail Logo
Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituições Copyright © 2025 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88