Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima

Apoio:

Glenmark_oncologia_120x40Roche_azul_80x45

A segurança e a eficácia antitumoral preliminar de nivolumabe foi avaliada em estudo de fase I/II em pacientes com carcinoma hepatocelular avançado (HCC). Foram incluídos pacientes com diagnóstico de HCC avançado com Child-Pugh ≤ B7 pontuação e doença progressiva (DP) em tratamento, intolerantes ou que recusaram sorafenibe. O endpoint primário foi a segurança e os endpoints secundários incluíram a atividade antitumoral utilizando critérios mRECIST, farmacocinética e imunogenicidade.

Os resultados encontrados foram:

  • O estudo tem 41 pacientes matriculados com Child-Pugh 5 (n=35) ou 6 (n=6).
  • EAs relacionados à droga, de qualquer grau, ocorreram em 29 pacientes (71%; 17% de grau 3/4), com ≥ 10% dos pacientes experimentando aumento de AST e erupção cutânea (17% cada), aumento de ALT e aumento da lipase (15% cada), e aumento de amilase (12%). EAs grau 3 e 4 foram aumento de AST (12%), aumento da ALT (10%) e aumento da lipase (5%).
  • A resposta foi avaliável em 39 pacientes: 2 RC (5%) e 7 respostas parciais (RP; 18%). Duração da resposta foi de 14-17 meses para RC, < 1-8 meses para RP e 1,5-17 meses para a doença estável (DE). Taxa de sobrevida global (SG) em 6 meses é de 72%.

Conclusões:
Nivolumabe tem um perfil administrável de EAs e produziu respostas duradouras em todos os níveis de dose e coortes de carcinoma hepatocelular avançado, com uma taxa favorável de SG em 6 meses.

Referência:
Anthony B. El-Khoueiry, Ignacio Melero, Todd S. Crocenzi, et al. Phase I/II safety and antitumor activity of nivolumab in patients with advanced hepatocellular carcinoma (HCC): CA209-040. J Clin Oncol 33:abstr LBA101, 2015.

Equipe MOC na ASCO

Compartilhe

WhatsApp LogoTwitter LogoLinkedIn LogoFacebook LogoGMail Logo
Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituições Copyright © 2025 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88