Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima

Avaliação RSClin

MOC Brasil

5 de outubro de 2022

2 min. de leitura

No tratamento do câncer de mama em mulheres pós-menopáusicas, não há dúvidas de que um early switch depois de 2-3 anos de tamoxifeno seguido de inibidor de aromatase (IA) aumenta a sobrevida global. No entanto, a magnitude do ganho pode não justificar a transição para IA. É fundamental, portanto, avaliar individualmente o risco de a paciente recorrer com tamoxifeno e com IA.

A solicitação do OncotypeDX auxiliará o oncologista nessa etapa, no entanto, uma avaliação mais refinada que integre risco clínico-patológico e genômico fornecerá informações mais individualizadas e permitirá prognosticar com maior acurácia do que somente o OncotypeDX. Esse é o papel do RSClin, uma ferramenta relativamente nova que integra RS com grau do tumor, tamanho do tumor e idade, usando uma metanálise específica do paciente (somente linfonodo negativo).1

Neste MOC-Dicas, o Dr. Antonio Carlos Buzaid comenta o caso clínico de uma paciente diagnosticada com câncer de mama aos 62 anos (2020), grau histológico 2, tumor medindo 1,1cm, linfonodo negativo, que foi submetida à avaliação RSClin após 2 anos de tamoxifeno. Os resultados da análise permitiram ao Dr. Buzaid não só individualizar o prognóstico, mas também prever que o benefício do switch para IA não seria significativo na ocasião.

Não deixe de conferir este MOC-Dicas.

Referência:

  1. Sparano JA, et al. J Clin Oncol 39:557-564, 2021. This is an open access article distributed under the terms of the Creative Commons CC BY license.

Compartilhe

WhatsApp LogoTwitter LogoLinkedIn LogoFacebook LogoGMail Logo
Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituições Copyright © 2025 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88