Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima

Drogas de alvo molecular que atuam no receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR), a exemplo do panitumumabe e cetuximabe, demonstraram atividade no câncer colorretal avançado e melhoraram a sobrevida quando combinados com quimioterapia (QT). No entanto, o benefício destes fármacos é limitado a tumores com KRAS selvagem. A existência de mutações no KRAS, que estão presentes em pelo menos 40% dos tumores colorretais, tornam os tumores resistentes às terapias anti-EGFR. Além disso, a adição de panitumumabe ou cetuximabe à QT pode piorar os resultados em pacientes com essas mutações.

Um estudo recente¹, testou se a terapia anti-EGFR é influenciada por outras mutações RAS, além da mutação KRAS éxon 2. Os pesquisadores analisaram o impacto de todas as mutações RAS nos pacientes em tratamento com quimioterapia e panitumumabe que foram incluídos no estudo PRIME², um randomizado de fase III.

O status do RAS foi avaliado em 1.060 (90%) dentre 1.183 pacientes, dos quais 512 (48%) não tinham a mutação RAS e 548 (52%) tinham qualquer mutação RAS. , entre esses 548 pacientes com qualquer mutação RAS, 108 (17%) foram previamente considerados como KRAS selvagem.

Entre os 108 pacientes com KRAS selvagem, a sobrevida livre de progressão (SLP) e sobrevida global (SG) foram inferiores quando tratados com panitumumabe mais quimioterapia.

No entanto, quando estes pacientes foram incluídos entre os 548 pacientes com qualquer mutação RAS, a SLP foi significativamente menor com panitumumabe (7,3 versus 8,7 meses, p=0,008), assim como a SG (15,5 versus 18,7 meses, p=0,04).

Os pacientes sem qualquer mutação RAS alcançaram maior SLP com panitumumabe (10,1 versus 7,9 meses, p=0,04) e SG (25,8 versus 20,2 meses, p=0,009).

Esse estudo indica que um número substancial de pacientes com câncer colorretal apresentam mutações RAS, além do KRAS éxon 2. Esses resultados sugerem que talvez seja necessário expandir o teste para avaliar mutações RAS, incluindo mutações menos frequentes.

Referências:
Douillard JY, Oliner KS, Siena S, et al. Panitumumab-FOLFOX4 treatment and RAS mutations in colorectal cancer. N Engl J Med 2013;369:1023-24.

Douillard JY, Siena S, Cassidy J, et al. Randomized, phase III trial of panitumumab with infusional fluorouracil, leucovorin, and oxaliplatin (FOLFOX4) versus FOLFOX4 alone as first-line treatment in patients with previously untreated metastatic colorectal cancer: the PRIME study. J Clin Oncol 2010;28:4697.

Raphael Brandão Moreira
(Médico Residente de Oncologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo)

Compartilhe

WhatsApp LogoTwitter LogoLinkedIn LogoFacebook LogoGMail Logo
Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituições Copyright © 2025 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88