Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima

Apatinibe é um inibidor de VEGF que aumentou sobrevida nos pacientes com câncer gástrico metastático que apresentaram progressão de doença após quimioterapia

Os pacientes com câncer gástrico metastático, que progridem após a primeira linha de tratamento, possuem como próxima opção quimioterapia (QT) baseada em taxanos ou irinotecano (benefício modesto em sobrevida).

Trastuzumabe é a única droga de alvo aprovada no câncer gástrico, ganho em sobrevida global foi alcançado para os pacientes com hiperexpressão de HER-2¹. A adição de bevacizumabe a QT, não mostrou ganho em sobrevida global em estudo de fase III.

Um estudo Chinês², multicêntrico, randomizado, placebo-controlado, fase II, utilizou apatinibe, um inibidor de VEGF oral, em pacientes com câncer gástrico avançado que falharam após primeira linha de tratamento.
Foram randomizados 141 paciente para receber apatinibe, 850 mg 1x/dia, apatinibe, 425 mg 2x/dia ou placebo.

Os resultados foram os seguintes:

  • Sobrevida livre de progressão (SLP) – aumento de 1,40 meses com placebo para 3,67 meses com apatinibe, 1x/dia (HR=0,19; p<0,001) e para 3,20 meses com apatinibe, 2x/dia (HR=0,21; p<0,001).
  • Sobrevida Global – aumento de 2,5 meses com placebo para 4,83 meses com apatinibe, 1x/dia (HR=0,37; p<0,001) e para 4,27 meses com apatinibe, 2x/dia (HR=0,41; p=0,0017).
  • Toxicidades Grau 3 ou 4, síndrome mão-pé, hipertensão e toxicidades hematológicas foram incomuns.

Este estudo mostra que apatinibe possui atividade no câncer gástrico, novos estudos com drogas de alvo que inibem VEGF devem ser realizados, um estudo de fase III com apatinibe, 1x/dia esta em andamento.

Referências:

¹ Bang YJ, Van Cutsem E, Feyereislova A, et al. Trastuzumab in combination with chemotherapy versus chemotherapy alone for treatment of HER2-positive advanced gastric or gastro-oesophageal junction cancer (ToGA): a phase 3, open-label, randomised controlled trial. Lancet 2010;376:687-97.

² Li J, Qin S, Xu J, et al. Apatinib for chemotherapy-refractory advanced metastatic gastric cancer: Results from a randomized, placebo-controlled, parallel-arm, phase II trial. J Clin Oncol 2013;31:3219-25.

RAPHAEL BRANDÃO MOREIRA
(Médico Residente de Oncologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo)

14/10/2013

Compartilhe

WhatsApp LogoTwitter LogoLinkedIn LogoFacebook LogoGMail Logo
Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituições Copyright © 2025 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88