Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima

VOLUME 11 ● NÚMERO 18

CÂNCER DE MAMA NA PRÁTICA – CASO CLÍNICO 04 - USO DE T-DM1 EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA HER-2 POSITIVO COM DOENÇA RESIDUAL APÓS TRATAMENTO NEOADJUVANTE.

MOC Brasil

27 de novembro de 2020

3 min. de leitura

O tratamento do câncer de mama HER-2 positivo localmente avançado apresentou avanços importantes nos últimos anos. Desde o benefício demonstrado pela terapia neoadjuvante com bloqueio do HER-2 até a estratificação das pacientes para esquemas de tratamento adjuvante baseados em fatores de risco e na resposta patológica ao tratamento pré-operatório, as alternativas de tratamento têm se ampliado possibilitando maiores chances de cura para as pacientes com essa doença. Nesse contexto, o estudo de fase III KATHERINE avaliou o tratamento com T-DM1 (trastuzumabe emtansina) em pacientes com câncer de mama HER-2 positivo com doença residual após tratamento neoadjuvante com terapia anti-HER-2 combinado à quimioterapia. Foram randomizadas 1.486 pacientes para receber T-DM1 ou trastuzumabe por 14 ciclos, após apresentarem falha na obtenção de resposta patológica completa (em mama ou linfonodos axilares) com tratamento quimioterápico neoadjuvante prévio (baseado em poliquimioterapia com taxano e trastuzumabe, com ou sem associação de pertuzumabe). Destaca-se que 75% das pacientes receberam regime quimioterápico contendo antracíclico e apenas 20% receberam pertuzumabe como parte do tratamento neoadjuvante. Com seguimento mediano de 40 meses, o estudo atingiu seu desfecho primário, promovendo uma redução relativa de 50% no risco de recorrência de doença invasiva ou morte, no grupo tratado com T-DM1 em detrimento de trastuzumabe na adjuvância (HR=0,50; IC de 95%: 0,39-0,64; p<0,001). Houve ainda 40% de redução no risco de recidiva à distância no grupo tratado com o anticorpo conjugado à droga (HR=0,60; IC de 95%: 0,45-0,79). Os dados de sobrevida global ainda são imaturos na presente análise, mas já parecem indicar abertura das curvas de sobrevida, favorecendo uso de T-DM1 (HR=0,70; IC de 95%: 0,47-1,05)1. Confira nesse Vídeo-MOC uma enriquecedora discussão entre o Dr. Max Mano, oncologista líder em câncer de mama do Grupo Oncoclínicas e o Dr. Antonio C. Buzaid, editor do MOC, contemplando o algoritmo do tratamento do câncer de mama HER-2 positivo.
  1. N Engl J Med. 380(7):617, 2019.

Apoio

Compartilhe

WhatsApp LogoTwitter LogoLinkedIn LogoFacebook LogoGMail Logo

Você também pode gostar


[Vídeo] VOLUME 11 ● NÚMERO 11

[Vídeo] VOLUME 11 ● NÚMERO 14

[Vídeo] VOLUME 11 ● NÚMERO 16

[Vídeo] VOLUME 10 ● NÚMERO 04

[Vídeo] VOLUME 10 ● NÚMERO 03

[Vídeo] VOLUME 09 ● NÚMERO 12

[Vídeo] VOLUME 11 ● NÚMERO 03

Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituições Copyright © 2025 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88