Editores da série MOC Antonio C. Buzaid - Fernando C. Maluf - Carlos H. Barrios
|
Editor-convidado Caio Max S. Rocha Lima

A utilização dos critérios de Deauville no PET-CT é fundamental no manejo terapêutico dos linfomas, pois proporciona uma padronização na interpretação da resposta ao tratamento, o que influencia diretamente nas decisões terapêuticas. De uma maneira geral, o escore de Deauville compara a captação de FDG nas lesões alvo em relação ao mediastino e ao fígado, permitindo classificar a resposta em diferentes níveis e facilitando a distinção entre resposta completa, resposta parcial e doença residual.

Entretanto, existem situações que desafiam a interpretação dos achados. Por exemplo, a avaliação do PET-CT interino pode gerar incertezas em algumas situações e, em alguns casos, a presença de áreas de captação residual nos linfonodos podem refletir inflamação pós-terapêutica e não necessariamente doença ativa. Dessa maneira, a interpretação dos critérios de Deauville deve ser feita à luz do subtipo histológico do linfoma, protocolo terapêutico empregado e contexto clínico do paciente.

No vídeo do MOC-Dicas deste mês, a Dra. Danielle Leão, hematologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, apresenta um caso que exemplifica a necessidade de uma avaliação minuciosa na interpretação do PET-CT como critério de avaliação terapêutica do tratamento de pacientes com linfomas, a fim de minimizar os riscos de decisões baseadas em falsos-positivos ou negativos e garantir uma abordagem personalizada e segura para cada paciente. Confira!

Apoio:

Compartilhe

Atenção: O conteúdo deste site destina-se exclusivamente a profissionais de saúde. Nunca tome medicamentos tarjados por conta própria; siga sempre as orientações de seu médico. Os autores e editores desta obra fizeram todo esforço para assegurar que as doses e as indicações dos fármacos, bem como dos procedimentos apresentados no texto, estivessem de acordo com os padrões vigentes à época da publicação. Em virtude dos constantes avanços da Medicina e de possíveis modificações regulamentares referentes aos fármacos e procedimentos apresentados, recomendamos que o usuário consulte sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificar de que as informações contidas neste site estão corretas. Isso é particularmente importante no caso de fármacos ou procedimentos novos ou pouco usados. Este site, para uso exclusivo por profissionais de saúde, é editado com objetivos educacionais, estando em conformidade com a resolução no. 097/2001 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Responsável técnico: Dr. Antonio Carlos Buzaid, CRM-SP 45405. Nenhuma parte pode ser reproduzida ou transmitida sem a autorização dos autores. O conteúdo deste site é produzido de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas/instituições apoiadoras ou patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação por parte de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição dos produtos/serviços eventualmente comercializados por quaisquer dessas empresas/instituições Copyright © 2025 Antonio Carlos Buzaid. Desenvolvimento: DENDRIX CNPJ 05.371.865/0001-88
Dendrix